- PROJETO ANNE FRANK: PARTE 24
Dia 27 de Janeiro é lembrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, por esse motivo, hoje às 19h, na sede da OAB em Brasília, onde é realizada uma solenidade em homenagem aos seis milhões de judeus assassinados durante o Nazismo. Para dar detalhes sobre esta parte da história do genocídio nazista, passando pela intolerância religiosa, o Revista Brasil convidou e presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg.
A celebração promovida pela Condeferação Israelita do Brasil é realizada todos os dias 27 de janeiro, desde que a data foi instituída pela ONU, para lembrar o dia em que as tropas soviéticas entraram no campo de Auschwitz, na Polônia, e libertaram as pessoas que ainda estavam presas. Nesse campo, foram assassinandos mais de um milhão de pessoas, grande maioria judeus, mas também ciganos, homossexuais e perseguidos políticos. "Esta data marca o começo desta nova fase, no fim da segunda guerra que depois de seis meses felizmente acabou", explica o presidente.
A resolução veio após a sessão especial realizada em 24 de janeiro de 2005, durante a qual a Assembleia Geral marcou o 60º aniversário da libertação dos campos de concentração e do fim do Holocausto. 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.
Dia Internacional da Lembrança do Holocausto é um dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que ceifou a vida de milhões de judeus durante a II Guerra Mundial. Ele foi designado ao dia 27 de janeiro, pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização.
Antes de resolução 60/7, existiam vários dias nacionais de comemoração, como o Dia da Lembrança das Vítimas do Nacional-Socialismo, na Alemanha, criado através de um decreto do presidente Roman Herzog em 3 de janeiro de 1996 e o Dia do Holocausto no Reino Unido, observado desde 2001 em 27 de janeiro. O Dia da Lembrança do Holocausto também é uma data nacional de comemoração na Itália.
Segundo Fernando Lottenberg atualmente a preocupação é lembrar os que se foram, homenagear os que sobreviveram e lançar um alerta para toda sociedade do perigo que este tipo de comportamento pode trazer. "Atualmente há posicionamentos que fazem o discurso do ódio. São pessoas que normalmente numa situação social, ao vivo, dialogando com outras pessoas não falariam da mesma forma. Então, é necessário que o Governo Federal promova nas escolas públicas o ensinamento sobre o holocausto em todo país. A responsabilidade é contar a história para não só lembrar mas também evitar casos semelhantes em qualquer lugar do mundo", explica.
Ouça esta entrevista na íntegra ao programa Revista Brasil, apresentado por Fátima Santos, na Rádio Nacional de Brasília.
Link:
1) http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2016-01/solenidade-homenageia-os-seis-milhoes-de-judeus-assassinados-pelos
2) https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Lembran%C3%A7a_do_Holocausto
Comentários
Postar um comentário